sábado, 23 de outubro de 2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Em Prol da Cultura Cearense


Osmar Diógenes, que dirige o Memorial da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, vem fazendo um trabalho de desenvoltura à frente daquela unidade que preserva a nossa cultura, e Vicente Alencar, Diretor de Comunicação da Academia Cearense de Retórica, que edita o jornal Café Literário. Dois nomes que lutam em prol da Cultura no Ceará.

Homenagem a Beto Studart 02

Quando da homenagem ao empresário Beto Studart, que recebeu a Medalha Barão de Studart. Lá estiveram para cumprimentá-lo os acadêmicos Roberto Gaspar, Teodoro Soares, Antonio Colaço Martins e Vicente Alencar, todos integram a Academia Fortalezense que mudará de gestão neste mês de outubro.

Nomes da Academia Fortalezense de Letras

Num dos encontros da Academia Fortalezense de Letras, conseguimos reunir os acadêmicos Vicente Alencar (presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Correspondentes), José Augusto Bezerra (Presidente do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico), Inêz Figueiredo (autora de Estrela, Minha Vida) e Antonio Colaço Martins (Reitor da Universidade Vale do Acaraú - UVA).

Homenagem a Beto Studart

Quando da homenagem que foi prestada ao empresário Beto Studart que recebeu a Medalha Barão de Studart, da Academia Cearense de Letras. Vemos da esquerda para a direita: Virgpilio Maia, Vicente Alencar, Pedro Henrique Saraiva Leão, Louralber Monteiro, que é comentarista esportivo, e Barros Pinho. Uma noitada onde a Literatura e o Esporte estiveram juntos.

domingo, 17 de outubro de 2010

ESCRITORAS CEARENSES EM PLENA ATIVIDADE


As escritoras Maria Luísa Bomfim (presidente da AJEB CE), Zenaide Marçal (ex-presidente da AJEB e diretora da UBT Fortaleza) e Margarida Alencar (ACCAL) estão em plena atividade de criação. No flagrante, elas se fazem presentes à “Terça-Feira em Prosa e Verso”.

ESCRITORES E TROVADORES NA TERÇA-FEIRA


Os escritores e também trovadores Pereira de Albuquerque, Vital Arruda e Silvio dos Santos, que participam ativamente das atividades literárias em Fortaleza (Ceará) estiveram juntos em mais uma reunião da Terça-Feira em Prosa e Verso.

NOMES QUE IMPULSIONAM FORTALEZA


Romeu Prado e Marconi Pessoa, que dirigem o Rotary Clube Centenário de Fortaleza, José Maria Chaves, presidente nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES e o jornalista Vicente Alencar, presidente da Sociedade Brasileira de Jornalistas Correspondentes; são nomes que dão impulso a diversas sequências da vida cultural e social do Estado do Ceará.


MARIA LUÍSA BOMFIM NA OBOÉ CULTURAL


A poetisa e cantoras Maria Luísa Bomfim (em vermelho) com Ana Cristina, o maestro Álvarus Moreno e o radialista Sérgio Bomfim, quando a cantora, em grande show, lotou o auditório do Centro Cultural Oboé, em Fortaleza. Uma noitada em grande estilo. O Show “Nem o Vento Levou” foi do total agrado de todos.

PRESIDENTE DO INSTITUTO RECEBE PERSONALIDADES


Em uma das últimas reuniões do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, o presidente José Augusto Bezerra recebeu os jornalistas Vicente Alencar e Rodolfo Spínola, bem como o presidente da Academia Cearense de Retórica, Maurício Cabral Benevides, ocasião em que foi feito o registro.

UM ÍCONE DO ENSINO NO CEARÁ


O Professor Boanerges Cysne Farias de Saboia, ao lado de sua esposa Dona Edite, é um dos ícones do ensino no Estado do Ceará. Professor durante décadas de várias gerações no Ceará. Foi Diretor do Colégio Estadual Liceu do Ceará e do alto dos seus 94 anos continua sendo uma das autoridades do ensino mais admiradas em Fortaleza. Há algum tempo foi homenageado pelo Jornalista Vicente Alencar no Movimento Cultural Terça-Feira em Prosa e Verso, da Academia Cearense de Letras.

DESTAQUES DA CULTURA CEARENSE


Três nomes que se destacam na Cultura do Estado do Ceará. A poetisa Neide Azevedo, da Academia Cearense da Língua Portuguesa, o presidente da Academia Cearense de Retórica, Maurício Benevides, e a Professora e tradutora pública Rose Espínola Benevides, da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

EDUCAÇÃO CEARENSE EM DESTAQUE


Três nomes que colaboram decisivamente com a Educação e a Cultura do Estado do Ceará. Vemos o Professor Antonio de Albuquerque de Sousa Filho, ex-Reitor da UFC, ex-Secretário de Educação do Estado do Ceará e ex-Secretário de 1° e 2° Grau do Ministério da Educação, ladeado pelos Professores Roberto Múcio e Vicente Alencar.

Encontros Universitários da UFC

Na próxima semana acontecerão os Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC). Abaixo está o anúncio que pode ser encontrado no site da UFC (www.ufc.br).

Entre os dias 18 e 22 de outubro, a Universidade Federal do Ceará viverá momentos de efervescência cultural e científica, com a realização simultânea do III Festival UFC de Cultura e dos Encontros Universitários 2010. O primeiro evento, realizado de 18 a 22 de outubro, discutirá a herança cultural africana, sob o tema “Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar”. Já o segundo apresentará, de 20 a 22 de outubro, a produção e as ações da Universidade nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os Encontros buscam promover o intercâmbio da comunidade universitária em torno da produção em suas diversas áreas de formação, como ciências, tecnologia, docência, cultura e arte. Na edição atual, está prevista a apresentação de cerca de 3.500 trabalhos acadêmicos, dentre comunicações orais, pôsteres e simpósios.

A comissão organizadora está sob tutela da Pró-Reitoria de Graduação, diretamente responsável pelos encontros de Iniciação à Docência, de Aprendizagem Cooperativa, do Projeto CASa, de Apresentação dos Projetos de Graduação e do Programa de Articulação entre Pós-Graduação e Graduação (Propag).

As demais atividades estão sendo articuladas pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão, de Assuntos Estudantis e pelas unidades acadêmicas que estão promovendo suas semanas temáticas dentro da programação. Farão parte dos Encontros as semanas de Tecnologia, do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

A novidade deste ano é a Praça dos Encontros, localizada no Centro de Ciências, no coração do Campus do Pici. O espaço abrigará a abertura e o encerramento do evento, apresentações culturais e teatrais de alunos e projetos de extensão, estandes para avaliação física e serviços de saúde, feira de artesanato, praça de alimentação e tenda gastronômica.

O palco principal da praça receberá os grupos selecionados para a Mostra de Bandas Universitárias do III Festival UFC de Cultura, além de diversos corais da Universidade e dos grupos de sopro e chorinho do Curso de Educação Musical. Já nas tendas e estandes montados ao redor do espaço, serão realizadas oficinas diversas.

O Instituto de Educação Física e Esportes ministra as de “Jogos e Brinquedos Africanos”, “Jogos de Tabuleiro” e “Cultura Corporal de Movimento” (com atividades práticas de tirolesa, escalada, dança de salão e ginástica jump). Já o XIX Encontro de Extensão oferta formações sobre “Projeto Rodas de Costura”, “Afoxé”, “Teatro do Oprimido” e “Danças Populares”.

Paralelamente, durante todos os dias do evento, ocorrerá a divulgação do trabalho da Secretaria de Acessibilidade, cuja criação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em agosto deste ano.

De acordo com o Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC e presidente da comissão organizadora dos Encontros, tanto o evento quanto o Festival proporcionam, cada um em sua esfera, o acesso a experiências múltiplas. “O que talvez surja dessa realização conjunta é um intenso encontro da Universidade com a sociedade. Queremos que os Encontros Universitários sejam convidativos e marcantes, e o Festival UFC de Cultura é um evento que ajuda a reunir esses elementos”, afirma o Pró-Reitor.

sábado, 16 de outubro de 2010

SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Em Solenidade que destacou os 75 anos de fundação da Sociedade Cearense de Geografia e História, completados em agosto, vemos o Orador oficial da entidade, o historiador José Ribeiro de Matos e o professor Elmo Vasconcelos, presidente da SCGH. As reuniões da Sociedade Cearense de Geografia e Historia se realizam no dia 16 de cada mês às 16 horas na Academia Cearense de Letras.

ENCONTRO DE PRESIDENTES

O presidente da Academia Cearense de Letras, escritor Pedro Henrique Saraiva Leão e o poeta Vicente Alencar, presidente da Sociedade Brasileira de Jornalistas Correspondentes. Os dois foram clicados na Academia Cearense de Letras na noite de aniversário daquela casa, no último mês de Agosto.

ACADEMICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Os professores Genuíno Sales e José Alves Fernandes com o Jornalista Vicente Alencar. São três acadêmicos que integram o quadro de 40 valores da Academia Cearense da Língua Portuguesa, uma das mais atuantes na terra de José de Alencar e Raquel de Queiroz. A Academia Cearense da Língua Portuguesa reúne-se sempre na última quinta-feira de cada mês às 15h30min, no auditório do Palácio da Luz, Rua do Rosário, n° 01.

CULTURA REÚNE VÁRIAS ENTIDADES


Em Fortaleza (CE), a cultura desenvolvida pelos seus poetas e escritores, sempre está congregando grandes nomes. Vemos no grupo a arquiteta Socorro Torquato (Côca), a poetisa Neide Azevedo, ambas da Sociedade Amigos do Livro, a escritora Noemi Elisam, da Academia Cearense de Letras e o escritor José Telles, presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste – ALANE.

NOMES QUE PRESTIGIAM A UBT


Neste grupo os trovadores Vicente Alencar, Vital Arruda e Silvio dos Santos. São nomes sempre presentes no primeiro sábado de cada mês em Fortaleza das 9h30min ao meio dia, nas reuniões da União Brasileira de Trovadores. A UBT de Fortaleza é presidida por Gutemberg Liberato de Andrade.

OS SORRISOS DE VITORIOSAS ESCRITORAS


Neide Azevedo (Academia Cearense da Língua Portuguesa), Giselda Medeiros e Regine Limaverde (ambas da Academia Cearense de Letras) são três vitoriosas escritoras do Estado do Ceará, aqui reunidas numa das noites brilhantes em Fortaleza. O sorriso de três vitoriosas.

ESCRITORAS CEARENSES DA AJEB


As escritoras Evan Bessa, Neide Azevedo, Giselda Medeiros, Zenaide Marçal, Ilnah Soares, Maria Luísa Bomfim e Rejane Costa Barros, todas oferecem uma colaboração enorme à entidade e colaboram decisivamente para o crescimento das Letras do Estado do Ceará. Integram a valorosa equipe da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Seção do Ceará.

OUTROS NOMES DA TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO



O jornalista Vicente Alencar (coordenador), os médicos Wilson Pinheiro e José Maria Chaves, presenças sempre constantes na “Terça-Feira em Prosa e Verso”. A ultima reunião do grupo foi no dia santificado de 12 de Outubro, também dia do Descobrimento da América. Sempre cumprido o horário das 19h30min às 21h30min, no Palácio da Luz, Rua do Rosário, n° 01, ao lado da Igreja do Rosário.

BRILHANDO NA “TERÇA EM PROSA E VERSO”


As escritoras Celina Corte Pinheiro (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES), Zenaide Marçal (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB) e Margarida Alencar (Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL). Todas elas dão sustentação com suas presenças e brilham na “Terça-Feira em Prosa e Verso” que se realiza todos os meses na Academia Cearense de Letras, sempre na segunda semana. A última reunião foi dia 12 de Outubro, dia santificado para Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

ACADEMIAS EM GRANDE TRIO


Três grandes representantes das Letras em nossa terra. O escritor Ednilo Gomes de Soarez, da Academia Fortalezense de Letras; Murilo Martins, da Academia Cearense de Letras e Vicente Alencar, da Academia Cearense de Retórica.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ROTARY CLUBE CENTENÁRIO CRESCENDO

Considerado o Rotary que mais cresce no Ceará, o RC Centenário é dirigido por Romeu Prado. Ele conta com uma equipe das mais equilibradas rendendo o máximo para o sempre crescente equilíbrio da organização. Ao seu lado, o jornalista Vicente Alencar, baluarte daquele clube, sempre noticiando eventos.

BRILHO LITERÁRIO NA ACADEMIA

Em brilhante noite de posse na Academia Cearense da Língua Portuguesa vemos Laéria Fontenele, Giselda Medeiros, Neide Azevedo e Ana Jereissati, nomes de destaque das Letras e da Sociedade Cearense.

AS GRANDES NOITES DO NÁUTICO

Sejam lançamentos de livros ou acontecimentos ligados a grandes festas e palestras, o Náutico Atlético Cearense mantém-se em alta, sob a presidência de Guedes Neto. Numa das noites de destaque do clube alvi-verde, vemos, o poeta e compositor Haroldo Paula, o jornalista e poeta Vicente Alencar e o médico e poeta João de Deus Pereira da Silva.

IMPULSIONANDO A NOSSA LITERATURA


Escrevendo e promovendo nossas Letras, o Jornalista Vicente Alencar; dirigindo a Academia Fortalezense de Letras o presidente João Soares Neto e Murilo Martins, ex-presidente da Academia Cearense de Letras, que acaba de lançar excelente livro sobre os poetas daquela casa. Vemos os três em animada conversa na Sociedade Amigas do Livro.

INTELECTUALIDADE FEMININA


Quatro grandes nomes da cultura cearense: Cybele Pontes, presidente da Sociedade Amigas do Livro (SAL), Neide Azevedo e Giselda Medeiros da Academia Cearense da Língua Portuguesa e Beatriz Alcântara também integrante da SAL.