O Estado do Ceará é presença constante na Literatura Brasileira desde os tempos de José de Alencar. Nomes como Francisco Carvalho, Artur Eduardo Benevides e Giselda Medeiros para lembrar apenas alguns estão consagrados há muito tempo. Como afirma Giselda na "orelha" de Teoria dos Afetos "A Poesia é sândalo. É luz. É emoção." E tudo isso pode ser visto no livro de uma poetisa brilhante, envolvente, transpirando de emoção e deixando e deixando seus leitores felizes. Seu livro é uma joia rara. Ler Teoria dos Afetos é sentir que a poesia existe. Neide Azevedo Lopes é um nome gigantesco garimpando nossas emoções.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
CHEIRO DE SAUDADE
Nem todos podem dizer que Cheiro de Saudade existe, pois é preciso sentir. É necessário ter sensibilidade e alma de poeta. Como não se pode pegar, beijar, colocar debaixo do braço ou dentro da bolsa, imagine sentir o cheiro. Mas Maria Luísa Bomfim esta poetisa que o Ceará nos mostra - terra rica em gente que sabe escrever - nos dá o tom, pois também existe uma música com o mesmo título, mas nos dá antes de tudo o testemunho que o amor tem Cheiro de Saudade. E confira ao afirmar: "Meus braços te envolvem, /meu corpo te deseja,/ e assim tenho certeza/ que a vida tem sentido."
HISTÓRIA EM MANUSCRITOS
O escritor José Augusto Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos lançou em grande estilo na Biblioteca da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, seu livro "Uma História do Brasil em Manuscritos". No flagrante ele autografa para os escritores Vicente Alencar (Presidente da Sociedade Brasileira de Jornalistas Correspondentes) e Assis Almeida (Cap. da Premius Editora).
sábado, 4 de fevereiro de 2012
VOZES DA ACADEMIA DE RETÓRICA
Duas das grandes vozes da Academia Cearense de Retórica em Fortaleza aqui estão. O Jornalista Vicente Alencar, presidente da Sociedade Brasileira de Jornalistas Correspondentes e o advogado Neuzemar Gomes de Moraes, Diretor Jurídico da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Municípios do Estado do Ceará- ALMECE. Os dois são presenças constantes nas reuniões mensais da ACERE dirigida por Maurício Cabral Benevides e Corifeu dos Retores Cearenses.
LIVRO DE EDUARDO CAMPOS
ACADEMIA FORTALEZENSE EM DESTAQUE
A POESIA DE ESSÊNCIA
Lançado em 1987 em Fortaleza o livro ESSÊNCIA da cearense Rita de Cássia continua sendo um dos destaques de sua carreira. Com "orelhas" de Artur Eduardo Benevides o Príncipe dos Poetas Cearenses o livro apresenta também prefácio de Francisco Carvalho onde afirma: "A poesia de Rita de Cássia flui serena e mansa, sem particularidades estilísticas dignas de nota".
ACADEMIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Em Fortaleza, Capital do Estado do Ceará é muito grande o movimento literário. E não é de pouco tempo. Alí resiste a Academia Cearense de Letras a mais antiga do Brasil em funcionamento, haja vista que veio a luz em 15 de agosto de 1884, alguns anos antes da Academia Brasileira de Letras. Na foto vemos em primeiro plano os professores João Lôbo, Vicente Alencar e Cid Carvalho que integram a Academia Cearense da Língua Portuguesa, que se reúne nas dependências da Academia Cearense de Letras. A Academia Cearense da Língua Portuguesa é presidida pelo professor Ítalo Gurgel e realiza as 16 horas da última quinta-feira de cada mês as suas reuniões.
SOBRE AUGUSTO DOS ANJOS
Os estudos sobre o poeta paraibano Augusto dos Anjos não param. Várias publicações já foram feitas em face do único livro que lançou em vida, o polêmico EU. Um exemplo disso é a "Apologia de Augusto dos Anjos e Outros Estudos" da lavra do cearense F.S. Nascimento. Editado pela Casa de José de Alencar, da UFC, o livro de um dos mais importantes críticos literários do Ceará, tem muito a ser visto e anotado.
TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO
O universo Cultural da cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, reúne todos os meses dezenas de pessoas nas dependencias da ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, nas noites de terça-feira nas segundas semanas. Naquele dia realiza-se a reunião mensal da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO coordenada por Vicente Alencar e Margarida Alencar. Trata-se de um Movimento Cultural que reúne poetas, escritores, trovadores, artitistas e incentiva a produção literária e o aparecimento de valores. Nesta foto se pode ver o auditório lotado na sede da Academia no Palácio da Luz. Alí estava se apresentando o coral da Academia Juvenil da Escrita e da Palavra do Colégio Maria Ester. Um grupo de Jovens até 16 anos que se dedica a arte de bem escrever e cantar, colaborando com o desenvolvimento da Cultura no Nordeste do Brasil.
JOSÉ AUGUSTO EM NOVO MANDATO
O presidente do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, bibliófilo José Augusto Bezerra, tem grandes planos para o novo mandato que está cumprindo a frente da prestigiada organização cultural. Por todo o ano de 2012 pretende colocar em prática ações das mais importantes. Nesta foto ele é cumprimentado pelo Jornalista Vicente Alencar e pelo professor Paulo Ayrton Cavalcante Araújo, filho do presidente de honra da Instituição, professor Paulo Ayrton Araújo.
LIVRO DE MARIA DE LOURDES H. GONDIM
A escritora Linda Maria de Pontes Gondim num momento de inspiração, concedeu para sua louvação e de todos que conhecem a artista cearense Maria de Loudes Hermes Gondim, escreveu o livro que enfoca a ilustre cearense e sua família. Intitula-se "Uma Dama da Belle Époque de Fortaleza". Vale a pena conhecer a vida e a obra da pianista cearense cujo centenário foi comemorado em 1887 e motivou a publicação.
PUBLICAÇÃO DA SOBRAMES
Ao final do ano passado (2011) a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES - Regional Ceará, presidida por Flávio Leitão, médico e escritor, editou a Coletânea Passeata Literária.
O título se constituiu numa homenagem ao saudoso médico, escritor e ativista político Francisco das Chagas Dias Monteiro, o Chico Passeata, falecido em Fortaleza em 12 de agosto de 2011.
SILHUETA - DA FORNALHA DE JANUÁRIO
O escritor cearense Januário Bezerra que se dedica tanto a prosa como ao verso lançou em Fortaleza o seu mais novo livro: SILHUETA. Um trabalho de fino trato em Poesia Crônica. Ele homenageia nomes locais com trabalhos destes: Se Tu Me Queres (de Giselda Medeiros), Indecisão (de Lêda Costa Lima), Soneto do Amanhecer (de Neide Azevedo Lopes), além de nomes internacionais e nacionais como Florbela Espance, Olavo Bilac, Antero de Quental, Guilherme de Almeida, Mário Quintana, Auta de Sousa e Castro Alves.
Lembra ainda seus amigos Paulo Viana Maciel, Vicente Alencar e José Evanilson Nogueira Lima, com dedicação especial a mulher Sônia e os filhos Augusto, Renata, Alexandre, Geisy Lanne e Allison.
Registramos a Capa, Contra-capa e as "orelhas" escritas pelo saudoso Costa Matos.
DORAMOR - DE PEDRO LYRA
O poeta cearense Pedro Lyra, radicado no Rio de Janeiro é um dos grandes nomes da Literatura brasileira. Aqui vemos uma de suas obras que foi editada em 1969 e que se chama DORAMOR. Ou seria DOR AMOR? O certo é que Pedro Lyra agrada no que escreve. Seu último livro foi lançado em Fortaleza, dia 7 de julho, no Ideal Clube.
COMENTARISTAS EM AÇÃO
Os comentaristas Vicente Alencar e Louralber Monteiro, experientes no futebol e noutros esportes, dois nomes que estiveram juntos durante dois anos na Rádio Pitaguary, de Maracanaú - CE. Atualmente Vicente Alencar está atuando ao lado de Cid Carvalho no Programa Antenas e Rotativas (Rádio Cidade AM 860) e Louralber Monteiro colabora com Emissora Paulista.
ONOFRE ALVES
ROTARY COM MAESTRIA
"O comunicador Gamaliel Noronha um dos grandes nomes do movimento rotário no Brasil esbanjou categoria em seu livro "Pensando e Repensando ROTARY". Esta é a opnião do Jornalista Vicente Alencar que integra o Rotary Clube Centenário de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará. O livro editado em 2002 continua atual. Vejamos sua capa e contra-capa, bem como dados sobre o autor nas duas "orelhas".
SILVIO DOS SANTOS FILHO
"Pelos Caminhos da Memória" é uma obra que leva a assinatura de Silvio dos Santos Filho, autor de méritos, nascido no Amazonas radicado no Ceará. Participante ativo do "Movimento Cultural Terça-Feira em Prosa e Verso" coordenado pelo Jornalista Vicente Alencar. Ele lançou a obra em 2004 com "orelhas" de Giselda Medeiros e Moacir Gadelha. Confiante e valente ele afirma no seu livro "Sigo em frente sem saber aonde vou chegar".
APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE MAURÍCIO
Vemos o Jornalista Vicente Alencar, presidente da UBT-Fortaleza e membro da Academia Cearense de Retórica, comandado o Cerimonial de lançamento do livro "Prelúdio Holístico", do presidente daquela Academia, Maurício Benevides. Observa-se ainda a escritora Giselda Medeiros, Mauro Benevides e José Augusto Bezerra em solenidade realizada no BNB Clube na capital cearense.
A TROVA EM DESTAQUE
O "micro" livro de 100 TROVAS DE TIRAR O CHAPÉU foi editado no já distante ano de 1982 por dois dos mais expressivos Trovadores do Estado do Ceará. Os Jornalistas Adaucto Gondim e Ciro Colares, dois grandes poetas, líricos, sentimentais, amantes da noite e amigos de boa cepa. editaram para deleite de todos nós - leitores - um pequeno livro que é enorme em conteúdo.
Assinar:
Postagens (Atom)