sábado, 24 de março de 2012
AMIGAS DO LIVRO REUNIDAS
Uma das instituições de prestígio no mundo literário em Fortaleza é a Sociedade Amigas do Livro. Todos os meses uma reunião de bom gosto como esta no Ideal Clube. Vamos as colaboradoras: Edyr Rolim, Regina Cláudia Fiúza, Neide Azevedo Lopes e Margarida Magalhães.
MOVIMENTO CULTURAL NO CEARÁ
Em fortaleza, a presença de Vicente Alencar (Presidente da UBT – Fortaleza), José Augusto Bezerra (presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Pedro Henrique Saraiva Leão (presidente da Academia Cearense de Letras), Juarez Leitão e Genuíno Sales, professores e membros da Academia Cearense de Letras. O quinteto impulsiona a cultura do Estado do Ceará, sempre muito presente, dia a dia, mês a mês, em Fortaleza.
ESCRITORAS EM DESTAQUE
Um quarteto de mulheres inteligentes, que pertencem ao Rotary Clube de Fortaleza-Centenário, na capital do Ceará. Aí vemos Margarida Alencar, Mary Ann Karan, Maria Luiza Bomfim e Règine Limaverde, quando das homenagens relativas ao Dia Internacional da Mulher, neste março de 2012. Todas escritoras, num destaque todo especial para o Rotary Centenário, em poder contar com todas elas, em suas hostes.
PRESENTES À POSSE
AMIGAS DO LIVRO
terça-feira, 20 de março de 2012
J. Udine de Vasconcelos (da UBT-FORTALEZA)
O nosso amor, amada, não tem fim!
Nós nos amamos nas quatro estações...
Em cada uma, és o mesmo querubim
A afagar, em luz, minhas emoções!
Agora, estamos vivenciando o outono.
Caem das árvores folhas amarelas...
Tapete de ouro, ao chão, é como um trono,
Um leito de amor, de expressões mais belas...
Então, amada, no leito de flores,
Nós nos amamos sobre as áureas flores,
Sem que essas flores sejam “As Flores do Mal”...
Que haja verão, inverno, primavera...
O nosso amor é luz, doce quimera,
Mesmo agora, em pleno amor outonal!...
Autor: J. Udine – 20-03-2012
TRIO DE VALORES
O que estariam discutindo estes três nomes da Literatura Cearense no momento do flagrante? O presidente da Academia Cearense de Letras, médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão, de pé, Ednildo Gomes de Soares e Vicente Alencar, estes da Academia Fortalezense de Letras. Pessoas queridas sempre dispostas a colaborar com o desenvolvimento da Cultura.
LANÇAMENTO DE LOURDINHA
A escritora cearense Lourdinha Leite Barbosa autora do livro “Pela moldura da Janela...” e outras histórias recebeu muitas colegas no lançamento do seu livro, no Ideal Clube, em Fortaleza. Registra-se Neide Azevedo Lopes, Giselda Medeiros e Margarida Magalhães (encoberta). Noite de alegria literária.
NA TERÇA FEIRA
NOMES DA ACADEMIA FORTALEZENSE
O Magnífico Reitor da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Antonio Colaço, e, o criador do Movimento Cultural Terça Feira em Prosa e Verso, Vicente Alencar, são dois nomes que integram a Academia Fortalezense de letras. Nosso foco está sempre ligado para os nomes o Ceará que desenvolvem a Literatura em seu Estado.
TERÇA FEIRA EM PROSA E VERSO
Um dos maiores encontros Culturais do Ceará ocorre todos os meses na segunda semana, exatamente na terça-feira. É a Terça Feira em Prosa e Verso. Promoção dos escritores Margarida e Vicente Alencar. No registro vemos alunos da Academia Maria Ester de Leitura e Escrita, do Colégio Maria Ester. Alí se desenvolve a renovação, surgindo novos valores juvenis. A presença de um grande público mostra que a Cultura no Ceará cresce a cada dia.
OS MANUSCRITOS EM DESTAQUE
O bibliófilo José Augusto Bezerra, escritor e pesquisador cearense, na noite de lançamento do seu livro “Uma História do Brasil em Manuscritos” autografando o volume para o jornalista Vicente Alencar, presidente da Regional do Ceará, da Sociedade de Cultura Latina do Brasil. A noite de muito brilho foi realizada na Biblioteca da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
AMIGOS EM CONFRATERNIZAÇÃO
Em reunião social em Fortaleza, confraternizando-se, o jornalista Vicente Alencar, o presidente Seridião Monteiro, da Academia Metropolitana de Letras, o jornalista Flávio Torres de O ESTADO e presidente do Instituto Eduardo Campos, de Pacatuba – CE, executivo Eduardo Augusto. Bons amigos em confraternização em Fortaleza.
sexta-feira, 16 de março de 2012
PRESTIGIANDO PEREIRA DE ALBUQUERQUE
Um grupo de escritores Cearenses quando do lançamento do livro “O Lado Obscuro do Amor” de Pereira de Albuquerque. No flagrante Ilnah Soares, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Vicente Alencar da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, Neide Freire da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, o autor Pereira de Albuquerque, Rose Firmo, da AJEB e Francisco Clementino, da ALMECE. A foto registrou-se em Fortaleza, Ceará.
ROTARIANOS EM AÇÃO EM FORTALEZA
ENCONTRO DE ESCRITORAS
ENCONTRO DE ACADÊMICOS
Os acadêmicos Moacir Gadelha, Ednilo Gomes de Soares, Barros Pinho e Vicente Alencar, os dois primeiros e o últimos da Academia Cearense de Retórica e o terceiro da Academia Cearense de Letras, são nomes que se identificam e fazem crescer a literatura cearense em suas respectivas áreas de atuação. O Ceará continua sendo um Estado rico de intelectuais.
CONFRATERNIZAÇÃO LITERARIA
A escritora Giselda Medeiros, o jornalista Vicente Alencar, a poetisa Zenaide Marçal e a trovadora Rejane Costa Barros, nomes em confraternização quando de reunião literária em Fortaleza, na Associação que congrega nomes da Secretaria da Fazenda.
sábado, 3 de março de 2012
REUNIÃO FESTIVA DA AJEB-CE
A Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil - AJEB, em Fortaleza, CE, conta com uma grande equipe de valores tanto efetivos como colaboaradores. Promove eventos dos mais movimentados, principalmente quando de seu aniversário, e nas datas importantes do calendário literário. Neste grupo vemos um grande número de amigos daquela Associação dirigida pela escritora Maria Luisa Bomfim que exerce a sua presidência.
PUBLICAÇÃO EM GRANDE ESTILO
Uma das publicações em grande estilo no Estado do Ceará é sem dúvida a Revista da ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS. Aí vemos a capa do volume de número 69 referente ao ano de 2008. Conta com trabalhos dos seus 40 acadêmicos e convidados especiais como Cleto Pontes, Fernando Luiz Ximenes Rocha e Valdemar Meneses. Recebemos volume que nos foi enviado pelo Jornalista e Retor Vicente Alencar, membro da Academia Cearense de Retórica e Editor do Jornal Café Literário. Os nossos parabéns a ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS a pioneira no Brasil - criada em 15 de agosto de 1894 - pela qualidade de sua revista.
SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO
Uma das instituições mais simpáticas dentro da Literatura no Estado do Ceará é a Sociedade Amigas do Livro - SAL. Reune-se todos os meses na última semana e preocupa-se com a propagação da Literatura através da criação de Bibliotecas nos muitos municípios alencarinos. Aí estão reúnidas Giselda Medeiros, Neide Azevedo Lopes, Regina Pamplona Fiúza e Margarida Magalhães que recebem os nossos barabéns pelo trabalho que realizam em pról da Cultura.
DOCE DE PIMENTA?
Eu pergunto: Doce de Pimenta? Indago sim, pois é o título do livro de Mozart Cardoso de Alencar que não nega as tradições da família. Médico, homem generoso, inteligente, repentista, nunca deixou “parada sem resposta” como dizem os cearenses. É mais um livro de lá, da terra de Raquel de Queiroz, de Chico Anísio que é também notável escritor e não somente humorista. Por sinal Mozart Cardoso de Alencar é também de muito humor no que escreve. Só o título do livro DOCE DE PIMENTA já diz tudo. Vamos nos fartar, lendo-o.
IDEAL EDITA COLETÂNEA
O Ideal Clube um dos mais importantes da Sociedade Cearense, entre as muitas promoções que realiza, uma se destaca no seu Departamento de Cultura e Arte dirigido pelo poeta José Telles. A publicação anual da Coletânea POEMAS DE MESA. Neste número que consagra os enfocados no ano de 2009 encontramos: Adriano Spínola, Alexandre de Lima Souza, Almircy Pinto, Aryur Eduardo Benevides, Barros Pinho, Batista de Lima, Beatriz Alcântara, Carlos Augusto Viana, Cid Carvalho, Cláudio Neves, Dimas Carvalho, Dimas Macedo, Dina Devasque, Fernanda Quinderé, Francisco Carvalho, Giselda Medeiros, Hermínia Lima, Horácio Dídimo, Ivan Junqueira, Jorge Tufic, José Costa Matos, José Telles, Juarez Leitão, Lêda Maria, Luciano Maia, Lúcio Alcântara, Márcio Catunda, Martinho Rodrigues, Neide Azevedo Lopes, Patativa do Assaré, Pedro Henrique Saraiva Leão, Pio Rodrigues Neto, Règine Limaverde, Révia Herculano, Ricardo Guilherme, Shakspeare, Tércio Montenegro, Ubiratan Aguiar, Vânia Vasconcelos, Vicente Alencar e Virgílio Maia.
POETAS EM GRANDE ESTILO
BELOS CONTOS EM LIVRO
Lançado em 2006 e contando com o apoio de grande número de amigos-leitores o livro SOMBRAS NA PAREDE da escritora cearense Margarida Alencar continua fazendo sucesso. São exatamente 24 contos que eternizam valores locais mostrando que “o tempo é o grande mistério da vida humana” como afirmou na “orelha” da obra o professor Leite Júnior. O livro retrata quadros dos mais importantes da infância de Margarida Alencar, contando incrivelmente histórias que a maioria teimou em manter viva a todo custo. São contos de bela feitura.
LÍNGUA PORTUGUESA REUNU-SE MÊS A MÊS
Entidade das mais importantes da região Nordeste, desenvolvendo um trabalho profícuo em pról da língua pátrica reúne-se mês a mês em Fortaleza a Academia Cearense da Língua Portuguesa. Os trabalhos são realizados na última quinta-feira de cada mês no horário das 16 às 18 horas. Vemos os acadêmicos Vicente Alencar, Manuel Crisóstomo, Mário barbosa Cordeiro e Révia Herculano. O presidente da ACLP é o Acadêmico Ítalo Gurgel. Na gestão 2010-2011.
SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO
Em Fortaleza a movimentação literária é muito grande, uma entidade que brilha no céu da literatura cearense é a Sociedade Amigas do Livro, presidida por Cybele Pontes. No flagrante um momento de reunião da SAL. Aí vemos as senhoras Edyr Rolim, Constança Távora, Regina Pamplona Fiúza, Neide Azevedo Lopes reunidas e traçando planos para o progresso da SAL. Entidades que atuam na difusão cultural, poderiam existir em maior número em nosso país, facilitando o desenvolvimento da leitura e o maior conhecimento dos nossos autores.
ESCRITORES MÉDICOS
Dois nomes que se dedicam as letras no Estado do Ceará como os poetas e escritores. José Telles, do Conselho de Cultura do Ideal Clube e da Academia Cearense de Letras e Sérgio Macedo, da Academia Fortalezense de Letras. Ambos são médicos e integram também a SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
DESCONTRAÇÃO DE CEARENSES
O jornalistas e poeta Vicente Alencar, presidente da Sociedade Brasileira de Jornalistas Correspondentes, o médico poeta Pedro Henrique Saraiva Leão, presidente da Academia Cearense de Letras e o escritor Ednilo Gomez ex-presidente da Academia Fortalezense de Letras e membro do Instituto Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico quando de momento de descontração, numas das reuniões sociais promovidas em Fortaleza no Palácio da Luz.