sexta-feira, 11 de maio de 2012

A MORTE DE SINÉSIO CABRAL

No último dia 10 de maio o Nordeste Brasileiro perdeu um dos seus melhores professores de português e um grande poeta. Morreu vítima de enfarto o acadêmico Sinésio Cabral, que contava 96 anos . Um dos mais destacados nomes da Literatura Cearense, membro fundador da Academia Cearense da Língua Portuguesa, Sinésio Cabral deixa uma lacuna das maiores na Cultura do Ceará. Era natural de Várzea Alegre onde nasceu em 22 de maio de 1915. Na foto vemos Sinésio Cabral ao lado de Manoel Crisóstomo, com Révia Herculano e Vicente Alencar aparecendo noutro plano.

JUAREZ LEITÃO NA SAL

O escritor e professor Juarez Leitão que integra como membro titular os quadros da Academia Cearense de Letras, Academia Cearense de Retórica e União Brasileira de Trovadores - UBT, foi convidado e estave na última reunião da SAL - Sociedade Amigas do Livro, em Fortaleza falou sobre os fatos e costumes de Fortaleza sendo apresentado na oportunidade pela presidente Cybele Pontes, na foto ao seu lado vestindo branco. Um grande momento vivido pela entidade da terra de José de Alencar.

RENOVAÇÃO DE PODERES NA ALMECE

O presidente Lima Freitas da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE, informa que no dia 21 deste mês de maio, será processada a nova Eleição na entidade. Só existe uma chapa registrada e o prazo já ficou concluído para registro de uma outra. O escritor Lima Freitas será reeleito. Sua diretoria terá algumas alterações em relação aos nomes que atualmente integram aquele colegiado.

AJEB SEMPRE COMUNICANDO

Uma das mais atuantes entidades culturais do país é a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB-CE. Aqui vemos a escritora Viviane Monteiro, da AJEB-CE atualmente radicada em Belém do Pará ao lado do Sócio Benemérito Vicente Alencar (presidente da UNT-Fortaleza) e a escritora Giselda Medeiros que é a presidente de Honra da AJEB-CE. Três pesrsonalidades que trabalham febrilmente comunicando sempre o que existe de melhor na área literária.

NOMES DA RETÓRICA CEARENSE

O Desembargador Fernando Ximenes e o Jornalista Vicente Alencar, clicados por nosso fotografo oficial, aí estão juntos. São dois nomes que integram no Estado do Ceará a Academia Cearense de Retórica, dirigida por Maurício Benevides. A Academia de Retórica é pioneira no Brasil.

CEARENSES LAMENTAM ABANDONO DA PRAÇA

Em Fortaleza, os cearenses estão insatisfeitos. A Praça José de Alencar que homenageia a memória do maior escritor brasileiro está abandonada. Muito lixo, bancos quebrados, buracos, canteiros abandonados como o que vemos aí. Uma pena. Não merece a Capital alencarina um momento assim. Estão certos os cearenses que reclamam de uma melhor administração em sua cidade. As praças, principalmente, estão abandonadas como é o caso também da Praça do Ferreira, com 62 buracos em seu território.

IMPULSIONANDO A CULTURA

O jornalista Vicente Alencar (Presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa) e o médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão (presidente da Academia Cearense de Letras) são dois nomes que impulsionam a Cultura do Estado do Ceará, fazendo com que as entidades que dirigem cumpram um papel dos mais importantes neste segmento da Sociedade.

VICENTE, RUBENS E DIMAS

Três nomes que movimentam a Literatura no Estado do Ceará e o Jornalismo. O presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa, jornalista Vicente Alencar, o editor do Informativo Soares e Cunha, Rubens Soares Costa, congregando todas as informações das duas famílias e o escritor Dimas Macedo. Quando do registro desta foto o trio compareceu ao lançamento do livro "Os Filhos da Caatinga" do escritor alencarino Pereira de Albuquerque.

NOMES DA AJEB DO CEARÁ

As escritoras Maria do Carmo Fontenelle, GiseldaMedeiros, Viviane Monteiro e Révia Herculano. Elas Integram a AJEB - Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil, em Fortaleza, no Estado do Ceará. Noutro plano aparecem os escritores João de Deus Pereira da Silva e Vicente Alencar, respectivamente Sócio Colaborador e Sócio Benemérito da entidade.

MÚSICA CEARENSE EM DESTAQUE

A escritora e promotora de eventos Tânia Gurgel do Amaral, a professora Rose Espínola Benevides e o retor Maurício Benevides. Os três integram segmentos diferentes da cultura do Ceará e são diretamente ligados aos movimentos musicais do Estado. A Terça-Feira Nobre, na última semana de cada mês é dirigida pela dupla Rose-Maurício na área musical, com Tênia Gurgel do Amaral sendo apresentadora de eventos musicais em diversos locais da Capital cearense.

RETORES NO PALÁCIO DA LUZ

Os retores Barros Alves, Vicente Alencar, Mauro Benevides, Mauirício Benevides e José Feliciano de Carvalho. Els foram clicados na última reunião da Academia Cearense de Retórica. Nomes que destacam a maneira de falar e de dizer, com elegancia e objetividade como manda a Nova Retórica.

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS

Um dos grupos de muito desenvolvimento a área Cultural no Nordeste Brasileiro é sem dúvida a Academia Fortalezense de Letras. Presidida pela escritora Gizela Costa, prepara inclusive a festa de 10 anos da entidade para o mês de junho. Nesta foto muito dos membro da entidade em recente encontro no Palácio da Luz. Rua do Rosário, 01, em Fortaleza.

PERSONALIDADES DISCUTEM CULTURA

O presidente da Academia Cearesne da Língua Portuguesa, Vicente Alencar, o presidente da Acaedmia Cearense de Administração, Ilaílson Silveira de Araújo e o Academico Jorge Tufic, da Academia Amazonense de Letras, encontram-se em solenidade no Ideal Clube. E alí discutiram fatos concernentes a Cultura.