quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EXÍLIO
 Pereira de Albuquerque
(Da União Brasileira de Trovadores-UBT Fortaleza).
 
 
 
Quando o sol da inocência ainda aquecia
meus verdes anos de criança feia,
como eu era feliz, dia após dia,
lá n a distante e pequenina aldeia.
 
Lembro-me bem: com que prazer eu lia,
sentado à mesa e à chama da candeia!
Mas se, lá fora, a noite resplendia,
trocava os livros pela Lua Cheia.
 
Se hoje, longe de tí, torrão fecundo,
nada tenho a colher além de espinhos,
culpo a má-sorte que encontrei no mundo.
 
Foi ela, sim (é fácil perceber)
que espalhou só tristeza em meus caminhos
e afastou-me de tí só por prazer!
 
Como é bela a poesia no mundo!
Vamos divulgar a poesia sempre mais e mais!
Espalhemos a alegria dos corações pelo mundo!
   
 
 
SONETO DO AMANHECER
 Neide Azevedo Lopes
 (Da Academia Cearense da Língua Portuguesa)
 
 
Amanhece, amor em nosso mundo
Nestas amadas bênçãos, no desejo
Neste nosso segredo tão profundo
Onde me vês, amor, também te vejo.
 
Amanhece, amor, quanto esplendor
Que já não cabe mais em parte alguma
Afasto o tédio, inquietação e dor
Escolho as alegrias, uma a uma...
 
E nosso amanhecer caminha lento
Sem medos, pressa, angústia ou agonia
Vai galopando ao revés do vento
 
Num cavalgar de pura alegria
E nosso amanhecer caminha lento
Brindando a vidas, nesta idolatria.
 
Consuma a poesia!
Viva a poesia!
Divulgue a poesia!
Ajude a melhorar o mundo poetizando!
 
 
 
O LIVRO
 Vicente Alencar
 (Da Academia Cearense da Língua Portuguesa)
 
 
 
O livro aberto
as palavras organizadas,
o assunto bem apresentado,
as frases bem urdidas,
tudo nos lugares devidos.
 
Mas, não existiam leitores,
todos tinham mudado seus hábitos.
 
As consultas deixadas ao largo,
pois homens e mulheres
estavam tontos.
 
Tudo no país mudara  de cor
e de forma.
Insegurança,
economia desfigurada,
gente doente,
educação esfacelada.
 
Hoje, falta confiança e liderança.
O livro aberto chora
e acompanha o pranto do país.
 
Poesia é coração!
Poesia é amor!
Poesia é alegria!
Poesia é sentimento!

Um comentário:

  1. Oi, seu blog é muito legal.
    Estou seguindo o blog
    http://linslogen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir