terça-feira, 27 de novembro de 2012

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

 

O compositor Guilherme de Brito, letrista de gabarito acima da média e o músico Nélson Cavaquinho, além de Alcides Caminha, possibilitaram a Música Popular Brasileira, belas
composições. Entre elas:


A FLÔR E O ESPINHO


Tire o seu sorriso do caminho
que eu quero passar com
com a minha dor.
Hoje prá você
eu sou espinho.
Espinho não machuca a flôr
Eu só errei quando juntei
minh'alma à sua
O sol não pode viver
perto da Lua.
É no espelho
que eu vejo a minha mágoa
A minha dor e os
meus olhos rasos d'água
Eu na sua vida já fui uma flôr
Hoje sou espinho em teu amor
Tire o seu sorriso do caminho(...)





Gravação Som, Copacabana, do LP
Elizeth sobe o Morro, número CLP
11434, registrado em junho de 1965.

Procure ouvir, vale a pena.


PRANTO

Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense
de Letras.)













Lágrimas caindo,
sentimentos de dor
molhando a terra
nossa Mãe maior.
Acompanho teu pranto
que não faz barulho
de tão intimo e pesaroso.
É a expressão
do amor e da saudade.

MEU JORNAL

Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense
de Letras.)

Meu jornal
está em pânico,
meu jornal
está em branco,
meu jornal
está deslustrado,
meu jornal
sente a tua falta.
Meu jornal
pára sem forças
quando estás
longe de mim!

SONHOS

Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense
de Letras.)



















Todos os momentos
eram nossos.
De repente as portas se fecharam.
A tarde seguiu serena
mas o ar era triste.
O dia findou-se e
à noite foi de belos sonhos
todos vividos em tua companhia.

... UM POUCO MAIS

Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense
de Letras.)

Um final de semana
longo,
do tamanho da vontade
de ficar junto,
sem no entanto
poder ficar perto.
E assim os dias passam
quando não estamos lado a lado.
Com muita saudade,
com angustia,
pois separar-se de quem se ama
é sofrer um pouco mais.

MINHA MUSA

José Maria Bomfim de Morais
(Da SOBRAMES-Ceará).


"cai a noite nos longes donde vim"
(Florbela Espanca).

tu és minha Musa neste noite amarga
tu me transformas em prata
para que possa ter meu lugar.

tu és minha Musa das noites serenas
tu te tornas pequena
para que eu possa te acalentar

tu és minha musa das noites chuvosas
tu te transformas em rosa
para me perfumar.

tu és minha musa das noites escuras
tu és minha Musa pura
terna a me velar.

tu és minha Musa das noites delirantes
quando me vens amante
pronta para me amar.

tu és minha Musa das noites frias
tu te tornas alegrias
que me fazem sonhar.

tu és minha Musa das noites calmas
tu és minha própria alma
neste caminhar.

Não te quero prata
nem te quero rosa
nem noites amargas
nem noites chuvosas.

Mas te quero pura
em qualquer instante
eu te quero amante
das noites escuras.

SEMPRE

Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense
de Letras.)


Os encantos do teu rosto,
que me tomam por inteiro,
são as luzes dos teus olhos,
carinhos do teu sorriso.
A cada dia que passa,
teu corpo é um novo sol para mim,
irradiando a alegria de viver
e o prazer de poder amar. Sempre.









domingo, 14 de outubro de 2012

ROMANCE DE JOSÉ LEMOS MONTEIRO


 
O escritor e professor José Lemos Monteiro nasceu em Castanhal, no Estado do Pará, é radicado em Fortaleza, onde foi professor, entre outros, do Curso de Letras, da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Há alguns anos editou o Romance A SERRA DO ARCO-ÍRIS, que se encontra esgotado e, pode ser encontrado nos sebos da vida. Suas atividades como escritor abrangem, desde a pesquisa linguística e o ensaio literário, até o romance e a novela. Nesta SERRA DO ARCO-ÍRIS a Aba foi escrita pelo saudoso escritor Moreira Campos.

NA ACADEMIA CEARENSE DE RETÓRICA


 
 
Em Fortaleza, numa reunião da Academia Cearense de Retórica, vemos seu presidente Maurício Benevides e sua mulher Rose Espíndola Benevides, a poetisa Valesca Capistrano, da ALMECE, e o jornalista Vicente Alencar, presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa e também, membro da Academia Cearense de Retórica.

PRESENTES A LANÇAMENTO


 

No Ideal Clube, em Fortaleza, o jornalista Vicente Alencar e o Deputado Federal Mauro Benevides, quando do lançamento do livro “DE FAMÍLIA”, do professor Dorian Sampaio Filho. Vicente Alencar e Mauro Benevides são colegas na Academia Cearense de Retórica.

CEARENSE EM NOITE DE CULTURA


 

 

Numa das muitas sessões solenes da Academia Cearense de Letras, noite de posse, vemos Ana Jereissati, Regina Fiúza, Laéria Fontenelle, Neide Azevedo Lopes, Giselda Medeiros e Lourdes Leite Barbosa. Advogadas e escritoras que colaboram, decisivamente, com a Cultura do Estado do Ceará.

REUNIÃO DA ACADEMIA CEARENSE


 

 
Em Fortaleza, vemos o poeta e médico Pedro Henrique Saraiva Leão, presidindo mais uma sessão solene da Academia Cearense de Letras, a mais antiga do Brasil, em atividade. Ao seu lado direito vemos Siridião Montenegro, Lúcio Alcântara, Regina Fiúza e, do seu lado esquerdo, José Maria Chaves, Walter Miranda Filho, Castelo Bessa e Monsenhor Manfredo Ramos.

POETAS ALENCARINOS


 
 
Em Fortaleza, numa das reuniões da Academia Fortalezense de Letras, o seu ex-presidente José Telles, ladeado por Zenaide Marçal, ex-presidente da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil - AJEB, a poetisa Neide Azevedo Lopes, que foi presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Três grandes nomes da Literatura do Estado do Ceará.

ESCRITORES CEARENSES REUNIDOS




A Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará-ALMEDE é uma entidade que mais promove seus membros, através do jornal mensal ACADEMUS, que tem editoria do jornalista Vicente Alencar e coordenação do escritor Lima Freitas, presidente da entidade. Uma de suas últimas produções foi a IV ANTOLOGIA, publicada em 2010. Se fazem presentes na publicação os escritores: Celina Côrte Pinheiro, Ana Maria do Nascimento, Carmosa Soares, Lima Freitas, Moacir Gadelha, João Lemos, Arleni Portela, Gilson Pontes, Clementino Ferreira, Álvarus Moreno, Ione Arruda, Benildes Batista, Francinete Azevedo, Neuzemar Gomes, Haydés Campelo, Bernivaldo Carneiro, Ângelo Osmiro Barreto, Fátima Lemos, Vicente Alencar, Rose Mary Matos, Dionísio Lopes, Eliane Arruda, Clea Campelo, Meton Maia e Silva, Oneida Pontes, Francisco Alves de Alencar, Linda Lemos, Mário Nogueira.

ESCRITORAS DA TERRA DE ALENCAR



 
 
As escritoras Neide Azevedo Lopes, Cybele Pontes, Beatriz Alcântara e Rita de Cassia Araújo, quando do lançamento da Revista da SAL (Sociedade  Amigas do Livro ). São nomes que se destacam na poesia, na crônica, no ensaio, no Estado do Ceará, berço do maior escritor brasileiro, José de Alencar.

 

ESCRITORAS DA TERRA DE ALENCAR



As escritoras Neide Azevedo Lopes, Cybele Pontes, Beatriz Alcântara e Rita de Cassia Araújo, quando do lançamento da Revista da SAL (Sociedade  Amigas do Livro ). São nomes que se destacam na poesia, na crônica, no ensaio, no Estado do Ceará, berço do maior escritor brasileiro, José de Alencar.

 

 

PRESENÇAS NA ALMECE



 
Quando da posse da acadêmica Nirvanda Medeiros, como presidente da Associação de Jornalistas e escritores do Brasil-AJEB, registrou-se a foto reunindo Vicente Alencar (Academia Fortalezense de LETRAS), Pedro Jorge Medeiros (presidente do Náutico Atlético Cearense), Reinaldo Teixeira (Djacir Meneses) e Seridião Montenegro (Academia Metropolitana de Letras ). Todos são nomes que ajudam o desenvolvimento dos caminhos culturais no Ceará.

CEARENSES DE VÁRIAS ACADEMIAS




 
Em solenidade realizada no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, realizou-se promoção da Academia Cearense de Retórica, quando do lançamento de sua revista e do jornal A PALAVRA. Compareceram, entre outros, Romeu Cysne Prado (Chanceler do Rotary Clube Fortaleza Centenário), Antônio de Albuquerque Sousa Filho (Academia Cearense de Ciências ), Margarida Alencar (Academia Camocinense de Ciências, Letras e Artes), Vicente Alencar (Academia Cearense de Retórica ) e Moacir Gadelha (Academia Cearense de Retórica).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CEARENSES EM NOITE DE FESTA


 
As festas literárias, no estado do Ceará, são realizadas com muita frequência, pois, são inúmeras as noitadas culturais. Nesta reunião da Academia Cearense de Retórica, vemos Socorro França, Vicente Alencar e Margarida Alencar. Os dois primeiros pertecem àquela Academia, e esta à Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL.

LIVRO DE DORIAN SAMPAIO FILHO



Reunindo crônicas e artigos, seus e de seu pai, o saudoso jornalista cearense Dorian Sampaio Filho, lançou, nos salões do Ideal Clube, o seu livro “De Família”, que foi prestigiado por um grande numero de amigos. Nesta foto o autor tem ao seu lado direito o jornalista Vicente Alencar e do seu lado esquerdo o jornalista Sílvio Carlos, o primeiro, editor do Correio Cearense e o segundo colunista do Diário do Nordeste, em Fortaleza.

VIOLINOS E BIBLIÓFILOS


 
 
Quando do lançamento da revista Scriptorium, da Associação Cearense de Bibliófilos, em Fortaleza, uma noitada de maior bom gosto, ao som de violinos, para os convidados e membros da instituição. Aí vemos o poeta Horácio Dídimo e os jornalistas Vicente Alencar e Ítalo Gurgel. A Associação  Brasileira de Bibliófilos conta, em sua administração, com a seguinte diretoria: presidente: José Augusto Bezerra, vice: Pádua Lopes. Primeiro secretário: Regnoberto Melo. Segundo secretário: João Soares Neto. Primeiro tesoureiro: Antonino Fontenelle de Carvalho. Segundo tesoureiro: Gizelda Nunes da Costa. Diretora geral: Regina Pamplona Fiúza. Diretora cultural: Ângela Gutierrez. Diretora de restauração: Magnólia de Carvalho Serrão. Diretor de publicação: Lúcio Alcântara.

CONVERSANDO SOBRE LITERATURA


O registro foi feito quando de uma conversa sobre literatura, envolvendo as escritoras Gizelda Medeiros, Ângela Gutierrez e Neide Azevedo Lopes. As duas primeiras da Academia Cearense de Letras, onde registrou-se a foto, e a última, da Academia Cearense da Língua Portuguesa. São três nomes de prestígio nas letras do estado do Ceará.

ENCONTRO DE PRESIDENTES


O presidente da Academia Cearense da Língua portuguesa, jornalista Vicente Alencar, e a presidente da Academia Fortalezense de Letras, desembargadora Gizela Nunes da Costa, trocaram informações quando da solenidade dos 10 anos de fundação da FORTALEZENSE. A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, berço da cultura cearense.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MARGARIDA E LOURDES


As escritoras cearenses Margarida Alencar e Lourdes Figueiredo, sempre, estão acompanhando de perto os acontecimentos literários de Fortaleza. Ambas continuam produzindo, falando, principalmente, de duas cidades que lhe são agradáveis: Camocim e Maranguape, respectivamente.

ACADÊMICOS EM NOITE DE AUTÓGRAFOS


No Estado do Ceará, particularmente em Fortaleza, são constantes o lançamento de livros, nos mais diversos locais. Aqui estamos na Academia Cearense de Letras, numa das noitadas. Vemos os acadêmicos Oswaldo Evandro Carneiro Martins (Academia Maçônica de Letras), Vicente Alencar (Academia Fortalezense de Letras) e Antonino Fontenele de Carvalho (Academia Cearense de Retórica).

ESCRITORAS DA SAL


Três escritoras cearenses que pertencem à Sociedade Amigas do Livro – SAL. Um clique em Gigelda Medeiros, Iolanda Montenegro e Neide Azevedo Lopes. Elas, também, pertencem respectivamente, à Academia Cearense de Letras, Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores e Academia Cearense da Língua Portuguesa.

TERÇA FEIRA EM PROSA E VERSO


Sendo uma reunião que, mensalmente congrega grande número de poetas e escritores, a Terça Feira em Prosa e Verso, há mais de 10 anos impulsiona, no Ceará, a sua cultura. Aqui vemos Ana Maria do Nascimento, Margarida Alencar, Francinete Azevedo, Glorinha Bastos, entre outros presentes no evento que, sempre, se realiza no Palácio da Luz, antigo Palácio do Governo, localizado ao lado da Praça General Tibúrcio, na capital cearense.

TROVADORES EM DESTAQUE NO CEARÁ

Quando do I Premio César Coelho de Trovas foi feito o registro fotográfico, onde vemos o ex-presidente da UBT-Fortaleza, Fernando Câncio de Araújo, e Gutemberg Liberato de Andrade, presidente de honra da entidade.

ROTARY CLUBE CENTENÁRIO


A presença feminina é marcante, no Rotary Clube de Fortaleza Centenário, no Ceará. Registramos as presenças de Marilia Medeiros Coelho e Margarida Alencar, intelectuais cearenses. Ambas estão plenamente integradas àquele colegiado, desenvolvendo um trabalho de gabarito, colaborando com os eventos. O Rotary Clube de Fortaleza Centenário, a partir de 4 de outubro, contará com a presidência do administrador Marconi Pessoa.

ENCONTRO DA ACADEMIA FORTALEZENSE


No Palácio da Luz, no centro de Fortaleza, que já foi a sede do Palácio do Governo alencarino, reúne-se, todos os meses, a Academia Fortalezense de Letras. São encontro descontraídos e de alto nível, com a presidência da escritora Gizela Nunes da Costa. Nessa foto, o registro de uma das reuniões da entidade, que no mês de junho comemorou seus 10 anos de fundação.

NEUZEMAR EM GRANDE ESTILO


O advogado e Retor Neuzamar Gomes de Morais que integra o quadro de 40 nomes da Academia Cearense de Retórica, no Ceará, foi o Orador oficial, quando da sessão solene do colegiado, em sua reunião de aniversário, este ano. Neuzamar, mais uma vez, fez chegar a todos uma mensagem objetiva e bem coordenada, mostrando a importância da Academia, no cenário cultural do Ceará. Vemos Neuzamar ocupando a tribuna, ao lado da mesa dos trabalhos da noite, em evento realizado no Palácio da Luz.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

RETORES NO LANÇAMENTO


Os retores José Feliciano de carvalho e Vicente Alencar foram duas presenças destacadas, quando do lançamento do livro Desvendando a Ilíada, do acadêmico Ednilo Gomes de Soarez. O evento foi realizado nos jardins do Iate Clube de Fortaleza, ao cair da tarde, com a presença de um grande número de confrades da Academia Cearense de Retórica, conglomerado do qual faz parte o autor.

ENCONTRO DE PRESIDENTES

São dois nomes que gozam de prestigio em seu Estado, o Ceará. Seridião Montenegro, rotariano, presidente da Academia Municipalista de Letras, em Fortaleza, e Vicente Alencar, jornalista, presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da UBT – União Brasileira de Trovadores. Há muito que emprestam uma colaboração maciça dentro do seguimento Literatura.

ANIVERSÁRIO DA FORTALEZENSE


Em solenidade realizada no Palácio da Luz, foram comemorados os 10 anos da fundação da Academia Fortalezense de Letras. Na oportunidade, clicamos o grupo formado pelo ex-presidente da Academia Cearense de Letras, escritor Murilo Martins, o presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa, jornalista Vicente Alencar, o primeiro presidente da Fortalezense, professor Cid Carvalho e o ex-deputado Aírton Maia Nogueira. Nomes que desenvolvem a cultura no Estado do Ceará.

CONVERSANDO SOBRE O CEARÁ


Quando se encontram vários segmentos da sociedade é fácil conversar sobre o desenvolvimento de um Estado, de uma Região. O trio em foco encontrou-se, quando do lançamento do livro “Desvendando a Ilíada”, de Ednilo Gomes de Soarez, no Iate Clube, em Fortaleza. O jornalista Vicente Alencar, o advogado José Feliciano de Carvalho e o empresário Ivan Bezerra, falando sobre tudo aquilo que interessa ao crescimento do seu Estado.

 

RETÓRICA CEARENSE

Primeira no gênero, a ser criada no Brasil, a Academia Cearense de Retórica, com mais de 30 anos de atividades, é uma entidade que desfruta de prestígio enorme, em todo o pais, graças ao trabalho que desenvolve, na divulgação da nova retórica. Nesta fotos vemos Lima Freitas, Maurício Benevides, Vicente Alencar, José Feliciano de Carvalho, Moacir Gadelha, Ricardo Bacelar e Barros Alves. Grandes nomes do jornalismo, do Direito e da Literatura do Ceará.

AMIGAS DO LIVRO


Entre as inúmeras entidades literárias do Ceará, uma congrega 40 mulheres, todas elas divulgando e incentivando a literatura. Trata-se da Sociedade Amigas do Livro – SAL que, a cada mês, cria uma nova biblioteca em municípios alencarinos. Um incentivo constante. Aí estão Constança Távora, Cybele Pontes, Edyr Rolim, Nêda Gonçalves, Rita Araújo e Rita de Cássia Araújo.

ESCRITORAS NA PLATÉIA


As escritoras cearenses Maria Helena do Amaral e Margarida Alencar compondo, na platéia, de uma das reuniões da Academia Cearense de Retórica, no Palácio da Luz, em Fortaleza. Os eventos promovidos pelo sodalício congregam, sempre, um grande números de intelectuais.

NA ACADEMIA DE RETÓRICA


Quando de um evento da Academia Cearense de Retórica e seu diretor de comunicação, jornalista Vicente Alencar, a radialista Maria José Braz, a escritora Rose Benevides e seu marido presidente da Academia, Maurício Benevides. É o mundo cultural do Ceará, em desenvolvimento.

TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO

Em Fortaleza, o jornalista Vicente Alencar e a escritora Margarida Alencar promovem, todos os meses, na segunda terça-feira de cada mês, o encontro literário denominado Terça-Feira em Prosa e Verso. Trata-se de uma promoção de duas horas de duração, dando prioridade a poetas e escritores, sendo entremeada por números musicais, onde sempre se fazem presentes Jorge Pontes Lima, Maurício e Rose Benevides, Maria Luisa Bomfim, Haydée Campelo, Álvarus Moreno e Auzeneide Cândido, Francisco Nunes, entre outros. Neste grupo vemos Silvio dos Santos Filho, Januário Bezerra, Gutemberg Liberato de Andrade, João de Deus Pereira da Silva, Giselda Medeiros, Pereira de Albuquerque, Vital Arruda e Vicente Alencar.

ANIVERSÁRIO DO CONSELHO


Quando das comemorações dos 50 anos de fundação do Conselho Regional de Farmácia, em Fortaleza, numa solenidade realizada na Oboé Cultural, foi registrada a foto que congrega Edson Pereira (CRF), Francisco José do Lago Costa (Academia Cearense de Farmácia), Mário Antônio Furtado (Conselho Regional de Farmácia) e Vicente Alencar (Academia Cearense da Língua Portuguesa).

MÉRITO CULTURAL


O jornalista Vicente Alencar e o bibliófilo José de Fátima Silva que realiza um trabalho de profundidade na cidade de Itarema, criando bibliotecas e ajudando a desenvolver a cultura no interior do Estado. Os dois foram homenageados pela Academia Cearense de Letras com o Diploma de Mérito Cultural pelos bons trabalhos que desenvolveram no Ceará. O jornalista Vicente Alencar criou e edita os jornais Correio Cearense, O Trovador Cearense, Paçoca Cearense e Café Literário.

domingo, 19 de agosto de 2012

LITERATURA ALENCARINA


Na terra de José de Alencar e Raquel de Queiroz, vemos Cláudio Queiroz (Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil), Giselda Medeiros (Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil), Vicente Alencar (Academia Cearense da Língua Portuguesa) e Antônio de Albuquerque Sousa Filho (da Academia Cearense de Ciências e ex-Secretário de 1º e 2º Grau do Ministério da Educação). Noite de posse do Jornalista Vicente Alencar como presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa (2012-2014).

ANANIAS COSTA E VICENTE ALENCAR


São dois rotarianos, cearenses, que trabalham, com grande desenvoltura, em prol das promoções e dos empreendimentos mantidos pelo Rotary Clube. Ananias Costa e Vicente Alencar integram, respectivamente, o Rotary Praia e o Rotary Centenário, reunindo, sempre, muitos amigos e convidados, em torno das duas agremiações. No Estado do Ceará o movimento rotaryano é dos melhores, sobressaindo-se entre os mais destacados do Brasil.

EM DIA COM ROTARY


A escritora Margarida Alencar é uma das grandes colaboradoras do Rotary Clube Fortaleza Centenário, no Estado do Ceará. Realiza um trabalho onde ressalta a importância do organismo, para todos aqueles que se interessam pelas atividades rotarianas. Nesta foto, ao lado da educadora Luíza Amélia Medeiros Coelho. As duas estão, sempre, presentes às reuniões semanais do colegiado.

MAURÍCIO COMANDA A RETÓRICA


Com muita desenvoltura e um estilo todo peculiar, de dirigir a entidade, o médico e retor Maurício Benevides é o presidente da  Academia Cearense de Retórica que, este ano, em abril, marcou mais um  aniversário. Academia pioneira no país, no seu gênero, a Retórica se destaca, no Ceará, pelo brilhantismo como registra os fatos importantes do Estado. Neste flagrante Maurício preside reunião da ACERE, tendo ao lado Vicente Alencar, José Feliciano de Carvalho, José Hissa, Ednilo Gomes de Soarez, Mauro Benevides e Maria Luísa Bomfim.

MEDALHA PAUL HARRIS


O advogado Romeu Cysne Prado, no momento em que entregava a sua colega, também advogada, a escritora Margarida Alencar, a medalha Paul Harris, em reunião festiva do Rotary Clube de Fortaleza – Centenário, que funciona nesta capital cearense, com grande desenvoltura . Romeu Cysne Prado e Margarida Alencar são grandes colaboradores do Centenário que, a partir de julho, deste ano, terá Marconi Pessoa como presidente.

NIRVANDA NA PRESIDÊNCIA


A escritora Nirvanda Medeiros é a nova presidente da AJEB-CE – Associação de Jornalista e Escritoras do Brasil, secção do Ceará, tendo recebido, de Maria Luísa Bomfim, o bastão para comandar a entidade. Nesta foto ela está ao centro, ladeada por Vicente Alencar (Presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa), Argentina Andrade (Presidente da Academia Feminina de Letras), Maria Luísa Bomfim (Secretária da UBT-Fortaleza) e Zenaide Marçal (Vice – Presidente da AJEB-CE).

NA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA


O Estado do Ceará, por sorte dos seus filhos, conta com um movimento cultural de primeira linha. A Academia Cearense de Medicina vem de empossar sua nova diretoria, em solenidade realizada no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará, no bairro do Benfica. O novo presidente e o medico e escritor...

Nesta foto vemos, de pé, a caminho de sua poltrona, o médico e escritor Antero Coelho Neto. Sentados a Senhora Suzana Dias Ribeiro, Gonzaga Mota, ex-Governador do Estado, Henry Campos, vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Vicente Alencar, presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa.

NOVA DIRETORIA DA ACM


A Academia Cearense de Medicina empossou sua nova diretoria, em solenidade, realizada em Fortaleza, no auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará, prédio da Reitoria. O médico e escritor...

Ao final da sessão reuniu, em foto histórica, todos os integrantes de sua diretoria e convidados.

PERSONALIDADES DA RETÓRICA




O jornalista Vicente Alencar, atual presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa, o veterano jornalista Ribamar de Vasconcelos, fundador da Revista Destinos, e do Colégio Djacir Meneses, e Ednildo Gomes de Soarez, ex-presidente da Academia Fortalezense de Letras. Os três são personalidades que integram a Academia Cearense de Retórica, presidida por Maurício Cabral Benevides.